HISTÓRIA ORAL E VALORIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO EDIFICADO, TRAFARIA. 2014 - 2015
(Re)Descobrir a Trafaria é um projeto de valorização do património arquitetónico da vila da Trafaria que parte dos testemunhos da memória colectiva dos seus habitantes.
Durante 12 meses realizaram-se mapeamentos e recolhas coletivas de testemunhos orais, registrados em áudio e por escrito, bem como entrevistas individuais. Uma vez identificados pela comunidade os sete edifícios mais emblemáticos, seguiu-se pesquisa e catalogação de todos os documentos recolhidos, desde fotografias, a postais, livros, jornais, etc. As dinâmicas eram abertas a todos, dirigidas sobretudo à população sénior, mas complementadas com momentos de partilha e sensibilização intergeracional em visitas e peddy papers pelo território.
O próximo passo foi a criação de um mapa virtual e desenho em Autocad dos edifícios, um trabalho só possível graças à memória coletiva (ainda) viva, no caso dos locais devolutos, inacessíveis ou em ruína. Através da valorização das histórias pessoais, o (Re)Descobrir pretendeu reforçar o sentimento de per- tença dos moradores e os seus laços de vizinhança.
Esta iniciativa iniciou-se em julho de 2014, a par da construção da Biblioteca da Trafaria, sendo parte do projeto de revitalização urbana levada a cabo pela Junta da União das Freguesias de Caparica e Trafaria. A equipa contou com o aconselhamento e apoio metodológico do Museu da Cidade de Almada e do Museu da Pessoa, no Brasil.
A EQUIPA
Concepção e implementação: Dolores Papa, Inês Martins e Mariana Vargues.
Edição gráfica: Inês Martins.
Administração e atendimento ao público: Sandra Garcia.
Criação do aplicativo: Ana Paula Pratas.
Fotos atuais: Angelo Matos.
Ideia original: Mário Mendão.
Paisagem sonora: Artur Pispalhas.
Participantes voluntários das sessões de recolha de memórias: utentes do Centro Social da Trafaria - SCMA e moradores, dentre eles os mais assíduos, Antonio Oliveira, Augusto Carvalho, Carlos Conceição, Capitão (Carlos Santos), Clarissa Carreira, Francisco Lourenço, Ilídio Pinheiros, Leonilde Martins, Odete Loureiro, Vicência Lopes.
Comments