ATIVAÇÃO CULTURAL DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO DA QUINTA DO ALMARAZ, CACILHAS, 2017
Almar foi um projeto de intervenção artística e programação sociocultural, realizado com a Câmara Municipal de Almada, para promover a acessibilidade física e intelectual do sítio arqueológico de um importante povoado de ocupação fenícia, contribuindo para a partilha da pesquisa científica e a valorização deste património junto da comunidade local.
A instalação artística, inventada para ser o Centro de Interpretação e Acolhimento ao público, lembra um pequeno templo em madeira, orientado para nascente em direcção ao estuário do Tejo, construído coletivamente, com a participação direta dos agentes locais. É um espaço polivalente adaptável, que serve o convívio dos vários utilizadores. Aproveitaram-se 3 contentores, onde se ins- talaram um bar/copa, um WC e um gabinete de catalogação arqueológica. De um dos lados criou-se ainda um espaço cowork com a intenção de servir atividades. Uma larga vitrine para exposição de artefactos faz a relação entre o espaço de trabalho dos arqueólogos e o espaço polivalente público. A pensar na preservação ambiental e dedicado aos hortelões, foi inserido um depósito para o aproveitamento das águas pluviais.
Para promover a acessibilidade das visitas guiadas ao Sítio, o Frame Colectivo foi convidado a criar uma série de estruturas no percurso pedestre. Essas estruturas convidam à paragem do visitante e integram painéis informativos com as características orográficas, geográficas e históricas do Sítio.
Durante a intervenção, a EDA criou um programa diversificado de atividades que cruzou o património e saberes locais com debates em torno da salvaguarda de património, agricultura urbana, oficinas de cerâmica, serigrafia e gastronomia.
A EQUIPA
Gestão de projeto e coordenação geral de produção: Dolores Papa.
Mediação, programação e comunicação: Sofia Costa Pinto e Licia Soldavini.
Coordenação e projeto de instalação artística: Miguel Magalhães, Samuel Boche, Benjamin Frick e Maddalena Pornaro.
Construção: Benjamin Frick, Colectivo Warehouse, Hugo Soares, Julien Courtial, Maddalena Pornaro, Marco Pisco- po, Mariella Gentile, Matilde Mozzi, Miguel Magalhães, Nina Nikic, Patrick Hubmann, Pim Rose, Samuel Boche e Vitocas&co.
Instalações caminhos: Frame Colectivo.
Equipa de instalação: Pierre Dauly, Carolina Barreiros, Ana Rita Sarzedas, Gustavo Couto, José Jacinto e Pedro Ribeiro.
Administrativo: Ana Sêrro.
Produção: Amalia Buisson e Ana Rita Sarzedas
Estagiária: Madeleine Foy.
Cozinha: Bruno Caracol, Catarina Santos e Saskia Selwood.
Artistas em residência: Atelier SER, Fernanda Fajardo, Hugo Dunkel, Izilda Galo, Julien Fargetton, José Serra, Louise Nicollon des Abbayes, Madalena Santa-Marta, Maja Escher e Pierre Signolat. Design de comunicação: Ilhas Studio.
Comentarii