top of page
edassociacao

Opereta A~Mar

PERFORMANCE COLABORATIVA, ALMADA, 2014


Em 2014, a performer Loreto Martínez Troncoso (Vigo, 1978) esteve seis meses em residência artística acolhida pela EDA, promovendo um processo artísti- co colaborativo que se estendeu desde a Cova do Vapor à Trafaria, passando pelo Bairro do 2o Torrão, Costa de Caparica e Monte de Caparica. Durante o processo de criação, os habitantes foram convidados a integrar a equipa artística, quer contribuindo para a recolha de material, quer nos workshops de escrita criativa, improviso, entre outros, e que levou a constituir o grupo de performers do espetáculo final.

Troncoso partiu de várias questões: Que espaço (possível) existe para as nossas palavras? Que palavras dizemos e que palavras silenciamos? O que é que silenciamos quando falamos, e o que é que dizemos quando ficamos em silêncio? Quem nos ouve? E, se não houver espaço para as nossas palavras, então criaremos um...!

A performance Opereta A~Mar recolheu testemunhos de habitantes deste território e criou uma musicalidade inspirada na paisagem sonora do local. Foi apresentada a 21 de dezembro de 2014 na Capela do Antigo Presídio da Trafaria para um público de 150 pessoas. O processo da Opereta A~Mar foi exposto na exposição “Becas de creación artística en el extranjero 2014” no Museo de Arte Contemporáneo Gas Natural Fenosa, La Coruña, de 11 de junho a 20 de setembro de 2015.

Nota: Em 2014 a EDA foi convidada pelo município de Almada para pensar e projetar coletivamente um possível futuro para o Antigo Presídio da Trafaria. Prisão Paraíso dá nome a um processo de reflexão e ativação coletiva que resultou em várias ações até 2019. Opereta A~MAR foi o primeiro dos projetos experimentais realizados durante esse período.






A EQUIPA

Concepção e encenação: Loreto Martínez Troncoso.

Dramaturgia: Loreto Martínez Troncoso em conjunto com os participantes, os habitantes e a equipa A~Mar.

Composição e direcção musical: Pedro Rocha

Composição e direção performática: Madalena Marques e Zé Bernardino.

Sonoplastia: Artur Pispalhas.

Interpretação: Agapi Dimitriadou, Armando Gramaço, Daniel Miranda, Dorinda Castro, José Balbino, Lili Castanheira, Loreto Martínez Troncoso, Madalena Marques, Sandra Fernandes, Valter Marrafa, Zé Bernardino, Zid Carmo, com o Grupo de Cantares Alentejanos do Clube Recreativo União Raposense “Zorras e Raposos”, a Banda de Música Sociedade Recreativa Mu- sical Trafariense.

Mediação e produção: Diana Pereira.

Construção de cenári- os: Maria Hofmann, Miguel Magalhães, Patrick Hubmann e Samuel Carvalho. Figurinos e adereços: Amalia Buisson.

Fotografia e imagem em movimento: Mário Rainha Campos e Sam Boche.

Comunicação: Ilhas Studio.

8 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page