LABORATÓRIO DE ATIVAÇÃO CULTURAL, TRAFARIA, 2016
Hallo: Plataforma foi um laboratório de activação cultural do antigo Presídio da Trafaria, desenvolvido em colaboração com a Hallo Festspiele. Foi um projeto associado da Trienal de Arquitectura.
Enquadra-se num processo de reflexão desenvolvido entre 2014 e 2017 em conjunto com vereações municipais, que projetou a reativação de um dos edifícios do Presídio enquanto futuro espaço para sede de associações, ateliers e oficinas de trabalho.
No laboratório Hallo: Plataforma estiveram mais de 50 artistas a participar na reabilitação do edifício e sua área envolvente que se encontravam num estado de semi-abandono. Para além da melhoria dos espaços físicos em si, decorreu um processo de pensamento crítico e praxis criativa cujo ponto de partida foi “Qual o futuro para o presídio da Trafaria?” Surgiram 22 propostas de ações que foram desenvolvidas dentro e fora dos muros do Presídio e culminaram numa semana de eventos abertos ao público, que incluiu refeições co-cozi- nhadas, sessões de cinema, entre outros acontecimentos. Este foi também o momento em que se formalizou a vontade de dar continuidade a este pro- cesso de reflexão e ativação do edifício com uma nova vida, dando origem à incubadora Prisão Paraíso.
A EQUIPA
Gestão do projeto: Dorothee Halbrock, Licia Soldavini, Miguel Magalhães.
Apoio à candidatura: Laura Kim Briesenick.
Produção: Amália Buisson, Diana Pereira, Dolores Papa, Sofia Costa Pinto, Teresa Huppertz, Miguel Magalhães, Licia Soldavini.
Construção: Alexander Römer, Eduardo Conceição, Eve Olsen, Inês Martins, Maddalena Pornaro, Patrick Hubmann, Ricardo Morais, Ruben Teodoro, Samuel Boche, Sebastião de Botton, Sébastien Tripod, Sofia Costa Pinto.
Comunicação: InProzess.com - Julien Courtial, Maria Garcia e Miguel Magalhães.
Video: Nina Cavalcanti.
Artistas em residência e programação: Amália Buisson, Artur Moura, Atelier SER, Bruno Lavos Marques, Céline Lixon, Daniel Dominguez Teruel, Diana Pereira, Diogo de Calle, Eve Olsen, Fernanda Fajardo, João Cão, Julia Lerch-Zajączkowska, Julien Fargetton, Lena Hesse, Licia Soldavini, Loreto Martinez Troncoso, Maya de Oliveira, Miguel Mocho, Miriam Simas, Nicole Kiersz, Patrícia Freire, Ralf Harder, Sébastien Tripod, Stefanie Rittler, Zé Bernardino. Participação: Ana Catarino, António Tavares, Daniel Miranda, Flavia Maculan, Francisco Silva e Valentina Toscano.
Financiamento: ECF - European Cultural Foundation.
Komentáře