HUB CRIATIVO E OFICINAS CRIATIVAS DO ANTIGO PRESÍDIO DA TRAFARIA, 2023
A_LINHA, propõe criar no Presídio da Trafaria um hub criativo e de co-work comunitário, que promova a troca interdisciplinar, desenvolva programação cultural e o torne num pólo de encontro entre estudantes, artistas e a comunidade local, com vista à promoção do desenvolvimento do território. A intervenção na zona da “ruínas”, é feita através de sucessivas experiências construtivas, “micro-arquiteturas”, num processo faseado e evolutivo consoante a obtenção de financiamento e permitindo um desenvolvimento a par com o tecido social e cultural.
Prevemos instalar um conjunto de oficinas experimentais, algumas temporárias e outras fixas, espaços de criação colaborativa e laboratórios.
Iniciámos o projeto com a celebração dos 10 anos da associação, com a reali- zação de 8 workshops participativos, desde a criação da fachada, a pintura de um mural, a construção do mobiliário para a criação das oficinas de Carpintaria e Transformação do Plástico, além de experimentações com cerâmica, costu- ra, serigrafia e cozinha circular. Para esta experiência envolvemos artistas locais e de fora, portugueses e estrangeiros, numa rede fortalecida pelos atores institucionais locais.
Criámos um programa de residências artísticas, com participação gratuita e a realização de atividades durante 15 dias ininterruptamente dentro do Presídio da Trafaria, culminando numa grande celebração, com corte de fita, show cooking, performances e muita música.
Essa experiência, foi o começo de uma nova fase, a qual chamamos: EDA 10, Until Now | From Now On.
A EQUIPA
Núcleo do projeto: Amalia Buisson, Diana Pereira e Dolores Papa.
Colaboração: Mário Mendão, Miguel Magalhães, Patrick Hubmann, Sofia Costa Pinto, Samuel Boche e Julien Fargetton.
Parceiros: Câmara Municipal de Almada, Constructlab, Junta da União de Freguesias de Caparica e Trafaria, Associação Novo Mundo, Brigada do Mar e Precious Plastic Portugal (OPOLAB).
Comments