
Percurso Botânico Mata Viva
4
Murta
Myrtus communis
A murta é um arbusto perene muito valorizado, com características ornamentais, medicinais e gastronómicas. Autóctone de Portugal, é mais comum no centro e no sul, em áreas secas, resistindo ao calor e à falta de água. As suas folhas são verde-escuras, as flores são esbranquiçadas e os frutos são bagas de tom azul-escuro, parecidos com mirtilos! Atinge entre 1 a 5 metros de altura e exala um aroma característico e agradável, que faz lembrar o da flor da laranjeira. O néctar das suas flores é procurado pelas abelhas e outros insectos, e as suas bagas constituem alimento para algumas aves durante o inverno. A murta apresenta uma grande longevidade, podendo chegar aos 300 anos de idade! Está associada a tradições e casamentos e é considerada sagrada por algumas religiões.
Alguns exemplares de murta foram recentemente introduzidos nesta mata em ações de florestação desenvolvidas pela EDA, no âmbito do projeto Mata Viva.
Ilustrações realizadas pelos alunos do 3º e 4º anos, das escolas EB Cremilde Castro e Norvinda e EB n.3 da Trafaria, a partir das atividades participativas do projeto Mata Viva.






