
Percurso Botânico Mata Viva
Medronheiro
Arbutus urnedo
Família: Ericacea
O medronheiro é um arbusto espontâneo em Portugal, estando associado a bosques e matas de diversas tipologias. Tem altura média de 2 a 5 metros, podendo por vezes atingir porte arbóreo e chegar aos 10 metros de altura. Mantém folhas e flores durante os meses mais frios, o que o destaca de outras espécies no mesmo ecossistema, sendo procurado por diversos animais em busca de alimento. Tem a particularidade de apresentar flores e frutos em simultâneo, pois os frutos são colhidos no outono e é também nessa estação que começam a aparecer as flores que darão frutos na época seguinte.
É uma espécie encontrada tanto na natureza como em pomares, sendo reconhecida pelos seus frutos (bagas carnudas, vermelhas quando maduras, comestíveis, e que originam a famosa aguardente). É utilizado em ações de reflorestação, apresentando resiliência ao fogo e sendo uma das primeiras espécies a regenerar após incêndios. As abelhas apreciam o seu pólen e o mel de medronheiro destaca-se de outros pelo seu sabor amargo e aroma único, difíceis de descrever.
Alguns exemplares de medronheiro foram recentemente introduzidos nesta mata em ações de florestação desenvolvidas pela EDA, no âmbito do projeto Mata Viva.

