top of page
Logo_EDA_Associacao

Percurso Botânico Mata Viva

3

Medronheiro

Arbutus urnedo

O medronheiro é um arbusto espontâneo em Portugal, estando associado a bosques e matas de diversas tipologias. Tem altura média de 2 a 5 metros, podendo por vezes atingir porte arbóreo e chegar aos 10 metros de altura. Mantém folhas e flores durante os meses mais frios, o que o destaca de outras espécies no mesmo ecossistema, sendo procurado por diversos animais em busca de alimento. Tem a particularidade de apresentar flores e frutos em simultâneo, pois os frutos amadurecem e caem ou são colhidos no outono e é também nessa estação que começam a aparecer as flores que darão frutos na época seguinte.
É uma espécie encontrada tanto na natureza como em pomares, sendo reconhecida pelos seus frutos (bagas carnudas, vermelhas quando maduras, comestíveis, e que originam a famosa aguardente). É utilizado em ações de reflorestação, apresentando resiliência ao fogo e sendo uma das primeiras espécies a regenerar após incêndios. As abelhas apreciam o seu pólen e o mel de medronheiro destaca-se de outros pelo seu sabor amargo e aroma único, difíceis de descrever.
Alguns exemplares de medronheiro foram recentemente introduzidos nesta mata em ações de florestação desenvolvidas pela EDA, no âmbito do projeto Mata Viva.

Ilustrações realizadas pelos alunos do 3º e 4º anos, das escolas EB Cremilde Castro e Norvinda e EB n.3 da Trafaria, a partir das atividades participativas do projeto Mata Viva. 

barra_logos_mataviva
logos_parceiros_mataviva_edited.jpg
bottom of page